top of page
  • Writer's pictureselfvegano

Cogumelo é o BACALHAU do veganismo?!

Para começar... água é vida... Como os cogumelos são 90% água, logo são vida!

Mas há muito... Mesmo muito mais sobre os  cogumelos.


O cogumelo:

Os cogumelos são ricos em ferro, zinco e magnésio. Além de serem quase nulos em termos de gordura saturada e  colesterol são também uma boa fonte de proteína.

( Foto cogumelos brancos)

A este ponto já se estarão a perguntar... “Mas o que é que os cogumelos têm a ver com o bacalhau?”... Calma... Eu explico!


Sempre ouvi dizer que existem 365 maneiras de cozinhar o bacalhau... E com os cogumelos não é diferente, com a vantagem que eles poderem ser a nossa “carne”... e o nosso “peixe”.

Os cogumelos são um dos vegetais mais versáteis que existem... 

Deixem-me dar a conhecer a todos os que ainda não conheçam, alguns dos melhores pratos que se podem fazer com cogumelos e em que eles são a “estrela” da receita..


“VIEIRAS”

(Foto de vieiras - @beautifulingredient)

Os cogumelos nesta receita, tomam o lugar das vieiras. É uma ideia excelente para uma entrada, fácil de fazer e fácil de gostar.. O mais difícil é encontrar o ponto de cozimento certo, visto que , não pode ficar nem muito duro nem muito mole.


“CALAMARES” (“ARGOLAS DE LULA”)

(Foto de Calamares - @Hotforfood)

Este é talvez o melhor “petisco” para aquelas tardes de verão, sentado junto ao mar, acompanhado por uma cerveja bem gelada?! É a isto que se chama levar os cogumelos para um outro nível...


"PORCO" DESFIADO COM MOLHO BARBECUE

(Foto pulled “pork” - @Evergreenkitchen)

Já à muito tempo que os cogumelos deixaram de ser apenas algo que se junta a um molho, para decoração ou um pequeno acompanhamento...

Podem muito bem ser o substituto perfeito para a carne. Esta receita, quando se prensa os cogumelos com algo pesado enquanto se está a cozinhar... A textura para a ser algo completamente diferente! Atinge um patamar ao trincar, que lembra muito a carne.


"FRANGO" FRITO

(Foto “frango” frito - @K33kitchen)

Eu sei.... fritos!

Também não estou a sugerir que comam todas as semanas... Apenas fica a ideia!

Deixei-vos 2 ideias de receitas de “peixe” e 2 ideias de “carne” veganas! Mas se pesquisarem bem existem centenas de receitas feitas com cogumelos. 

Desde hambúrgueres, à bulhão pato, recheados, strogonoff passando até por “slow cook” guisados....

Por isso mesmo é que eu digo que é o “bacalhau” do mundo vegano... Por ser possível de fazer um sem número de receitas usando cogumelos..

Para finalizar deixo-vos alguns factos curiosos sobre cogumelos...


FACTOS SOBRE COGUMELOS:

- Os cogumelos portobello e os cogumelos brancos “normais”, são a mesma espécie, mas com níveis de maturidade diferentes?

- Um estudo de 2004 feito na China, indicou que as mulheres que comiam cogumelos e bebiam chá verde, reduziam as hipóteses de terem cancro da mama em 95%.

- Existe uma espécie que cresce selvagem na natureza (Laetiporus) que sabe exactamente igual a frango frito! São até conhecidos como o “frango” do bosque...

- O ingrediente mais caro de sempre é da família dos cogumelos... uma trufa branca com 1,5kg que foi vendida por $330 mil dólares.


(Trufa branca - @liquidgold)

"Vamos cogumelizar o planeta"!

35 views

Comments


bottom of page