Há algumas coisas essenciais para quem é vegano e tem de ficar em casa nesta altura de quarentena!
Caso possam, tenham em casa no congelador alguns vegetais congelados, como espinafres, brócolos, feijão verde, ervilhas, favas e couve flor. Estes vegetais têm a grande vantagem de os podermos guardar por cerca de 3 meses e facilmente podem ser retirados do congelador e ser usados numa receita.
A soja (flocos) chega a ter validade de um ano. Uma fonte rica em proteína e muito versátil. Pode ser usada para fazer bolonhesa para simplesmente ser adicionada a uma pasta, podem fazer almondegas, hamburgers, rolos para ir ao forno, recheio para rissóis, empadas e muito mais. Só depende da originalidade de cada um.
A farinha nesta altura também se torna preciosa. A validade é muito grande e a facilidade com que se pode usar em receitas torna-a numa prioridade nesta altura. Desde massa fresca (caso não encontrem massa no supermercado, molhos tipo bechamel, bolos, pão, panquecas e até massa para pizza as ideias são mais que muitas.
Não podia faltar a farinha vital glúten! Para mim, uma fonte de proteína indispensável a qualquer casa vegana. Como é uma farinha a validade é enorme. A sua utilização pode ser desde rolos de seitan no forno, passando por espetadas, bifes, e até triturar para fazer hambúrgueres e muito mais.
Cogumelos e tomate secos. Para além do tempo que se pode guardar… São autênticas “bombas” de sabor! Quando são adicionados a uma receita, em contacto com algum líquido, ficam hidratados e o sabor que largam é delicioso. Costumo chamá-los de caldos “Knorr” da natureza.
Por fim quero deixar uma menção honrosa para a aveia! Para além de ser super barata, dura bastante tempo e é um ingrediente muito versátil. A utilização mais frequente para mim é fazer leite vegetal, mas pode ser usado para bolos, panquecas e muito mais.
Lembram-se de mais algum ingrediente que possa ser considerado de fundamental para uma situação com esta da quarentena? Deixem um comentário com as vossas sugestões.
Espero que se mantenham todos protegidos!
Comments