top of page
  • Writer's pictureselfvegano

QUARENTENA VEGANA, O QUE TER EM CASA?

Há algumas coisas essenciais para quem é vegano e tem de ficar em casa nesta altura de quarentena!


Caso possam, tenham em casa no congelador alguns vegetais congelados, como espinafres, brócolos, feijão verde, ervilhas, favas e couve flor. Estes vegetais têm a grande vantagem de os podermos guardar por cerca de 3 meses e facilmente podem ser retirados do congelador e ser usados numa receita.


Espinafres congelados sempre boa escolha

A soja (flocos) chega a ter validade de um ano. Uma fonte rica em proteína e muito versátil. Pode ser usada para fazer bolonhesa para simplesmente ser adicionada a uma pasta, podem fazer almondegas, hamburgers, rolos para ir ao forno, recheio para rissóis, empadas e muito mais. Só depende da originalidade de cada um.


A farinha nesta altura também se torna preciosa. A validade é muito grande e a facilidade com que se pode usar em receitas torna-a numa prioridade nesta altura. Desde massa fresca (caso não encontrem massa no supermercado, molhos tipo bechamel, bolos, pão, panquecas e até massa para pizza as ideias são mais que muitas.


Farinha

Não podia faltar a farinha vital glúten! Para mim, uma fonte de proteína indispensável a qualquer casa vegana. Como é uma farinha a validade é enorme. A sua utilização pode ser desde rolos de seitan no forno, passando por espetadas, bifes, e até triturar para fazer hambúrgueres e muito mais.


Cogumelos e tomate secos. Para além do tempo que se pode guardar… São autênticas “bombas” de sabor! Quando são adicionados a uma receita, em contacto com algum líquido, ficam hidratados e o sabor que largam é delicioso. Costumo chamá-los de caldos “Knorr” da natureza.


Cogumelos secos

Por fim quero deixar uma menção honrosa para a aveia! Para além de ser super barata, dura bastante tempo e é um ingrediente muito versátil. A utilização mais frequente para mim é fazer leite vegetal, mas pode ser usado para bolos, panquecas e muito mais.


Lembram-se de mais algum ingrediente que possa ser considerado de fundamental para uma situação com esta da quarentena? Deixem um comentário com as vossas sugestões.


Espero que se mantenham todos protegidos!

15 views

Comments


bottom of page