top of page
  • Writer's pictureselfvegano

Seitan vs Carne vermelha.. Comparação!


Para mim a Seitan é a melhor substituta da carne no mundo vegano.


Cada vez mais usada na alimentação, a Seitan pode ser encontrada em receitas das mais diversas origens, desde a Asia até ao Ocidente.

Ao contrário do tofu que ganha o gosto dos temperos que se lhe adiciona, o Seitan também ganha o sabor dos condimentos mas principalmente tem o sabor dos condimentos e especiarias que se lhe adiciona quando é confeccionado.


Muito se tem falado sobre a falta de proteína no mundo vegano, muito se tem dito que não se pode viver sem carne. Será mesmo? Será que a carne é mesmo necessária para vivermos?


Depois de muita pesquisa por entidades credíveis, fiz um resumo de tudo o que interessa saber.


Vamos aos números:


Proteína:

Carnes vermelhas - 26g de proteína por 100g

Seitan - 74g de proteína por 100g


Gordura:

Carnes vermelhas - 21g de gordura por 100g

Seitan - 2.1g de gordura por 100g


Nutrição:

Carnes vermelhas - (15% de ferro / 34% de B12 / 4% de magnésio) por 100g

Seitan - (29% de ferro / 0% de B12 / 6% de magnésio) por 100g


Riscos:

Carne vermelhas - Aumenta o risco de depressão, aumenta o risco de diabetes altos, aumenta em grande probabilidade o aparecimento de cancro, aumenta a morte prematura em 12% e devido ás gorduras saturadas tende ao aparecimento de doenças relacionadas com o coração.

Seitan - Pessoas com alergia ao glúten devem evitar. Falta de vitamina B12. E ajuda a reverter/prevenir todos os problemas causados pelas carnes vermelhas, devido a isso fazer com que a sua vida seja prolongada em cerca de uns 4 anos.


Depois destes valores apresentados ainda resta alguma dúvida?


Com todos os estudos que foram feitos, conclui-se perfeitamente que é possível viver num planeta sem crueldade humana contra os animais e deixar para as gerações seguintes um planeta bem mais saudável do que o que temos hoje.


Espero que tenha ajudado a entender um pouco mais esta "batalha" que já existe desde sempre e que ajudem a espalhar a palavra.


O que acham? Já conheciam estes valores? Gostam de seitan ou estão indecisos em relação a mudar para uma alimentação mais amiga dos animais e do planeta? Sintam-se à vontade para deixarem os vossos comentários ou simplesmente enviar algumas questões que tenham.


Sozinho nunca vou conseguir mudar o mundo, mas se conseguir mudar a minha rua, já fico contente e com a sensação que fiz a minha parte.

165 views

Comments


bottom of page